Nesse ano de 2011 a Virada Cultural, organizada pela Prefeitura da cidade de Sã
o Paulo, levou mais de quatro milhões de pessoas, segundo comunicado enviado pela assessoria de imprensa do evento. O número superou a estimativa da Prefeitura, onde se esperava, apenas, três milhões. O evento ocorreu das 18:00h do dia 16 e foi até às 18:00h do dia 17 de abril. Mais de mil atrações. Treze palcos espalhados pelo Centro, sete pistas de danças, mil banheiros, 3,4 mil seguranças, 20 brigadas de incêndio, 57 ambulâncias.
Como todos sabem, em um evento destes merece atenção, já que o número de violência é alto. Foram registradas 500 ocorrências médicas - 350 delas foram atendimentos localizados e os outros 150 foram remoções. A maratona promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e dos parceiros Secretaria de Estado da Cultura e Sesc teve balanço positivo, de acordo com a organização.
O consumo de bebidas alcoólicas é muito alto, principalmente entre os jovens. O "vinho químico", vendido em garrafas plásticas, há tempos desperta preocupação na organização do evento, já que consumo intenso da bebida, além de fazer mal à saúde, contribui para o aumento da violência, afirma a organização.
Segundo estudo da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a composição da bebida se trata basicamente de álcool com teor de 42 graus somado a pigmento semelhante ao de groselha e sabor adocicado. Foram apreendidas 28 toneladas de bebidas alcoólicas na área do comércio ambulante, tendo sido lacrados alguns estabelecimentos (80% do lote era de "vinho químico") e o fechamento de alguns bares - 12 ao todo - se deu uma vez que estes estavam fornecendo a bebida aos comerciantes não autorizados. A comercialização de outras bebidas, como cerveja, estava acontecendo normalmente (com exceção das 144 barracas oficias que não vendiam álcool).
Atrações imperdíveis e de qualidade, porém o uso do beneficio pode levar consequências e danos aos usuários e a cidade. Em relação à limpeza, foram instaladas 4900 lixeiras ao longo dos 15 km que formaram o perímetro do evento e 3300 homens foram acionados para cuidar do recolhimento e manuseio do lixo durante todo o evento. O que não foi eficaz, pois o acumulo era bastante grande.
A Virada Cultural, sem dúvidas, é um dos melhores eventos de São Paulo, e a Prefeitura, parece ter feito sua parte, mas é de obrigação das pessoas terem consciência e responsabilidade para poder curtir um evento saudável.
Por: Renato
Hello,
ResponderExcluirCara, eu fiz uma referência ao seu blog no meu. Espero que você não se importe. Se houver problema, eu excluo a referência.
Segue: http://taleszuliani.blogspot.com/2011/04/virada-cultural.html
Abraços,
Tales Zuliani